Espaço Semear


ESPAÇO SEMEAR

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dia Nacional de Prevenção de Acidentens de Trabalho

A data de 27 de julho é símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e marca a implementação, no Brasil, do Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários, instituído em 1972 por iniciativa do então ministro do Trabalho Júlio Barata.

Entretanto, mesmo com a redução dos acidentes de trabalho, ainda não há muitos motivos para festejar, afinal, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho – OIT, o grau de descumprimento das normas de proteção para os empregados, de forma geral, coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial de países com alto índice de acidentes trabalhistas, atrás apenas de China, Estados Unidos e Rússia. Segundo dados da Previdência Social, há uma morte a cada três horas de jornada diária.

Quando há um acidente de trabalho, o somatório dos prejuízos humanos, sociais e econômicos é irreparável. Como se não bastasse, para agravar ainda mais o quadro, os acidentes atingem, principalmente, pessoas na faixa dos 20 aos 30 anos, justamente quando estão em plena condição física. “Esses jovens trabalhadores desfalcam as empresas e oneram a sociedade, já que passam a necessitar de socorro e medicação de urgência, mais leitos nos hospitais, intervenção cirúrgica e benefícios previdenciários.”

O valor gasto em melhorias no ambiente de trabalho compensa a perda de uma vida ou um funcionário afastado por motivo de doença. “Por mais que se indenize ou pague uma pensão, o dinheiro não substituirá, jamais, a pessoa que morreu ou teve sequelas por causa de um acidente.”

Um trabalho saudável deve integrar a segurança e a saúde dos colaboradores. Todos devem ter em mente que, sob todos os aspectos, os acidentes de trabalho apresentam fatores extremamente negativos para seu negócio, para o trabalhador acidentado, para os demais colaboradores e para a sociedade, de maneira geral. “Todos os acidentes podem ser evitados se as providências forem devidamente adotadas com antecedência, de maneira compromissada e responsável”.

O que são acidentes de trabalho?

O acidente de trabalho ou sinistro, entendido como acontecimento súbito e imprevisto, sofrido pelo trabalhador que se verifique no local e no tempo de trabalho. É aquele que ocorre durante o serviço, ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional e pode resultar em morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho.

Quais são as causas habituais dos acidentes de trabalho?

As causas de um acidente podem ser naturais, por falta de medidas de proteção ou pelo uso inadequado dos equipamentos de segurança. Também, podem contribuir para o surgimento de acidentes de trabalho: a ingestão de bebidas alcoólicas, consumo de drogas e fadiga gerada pelo descanso insuficiente.
Como prevenir acidentes de trabalho?

As ações e medidas destinadas a evitar acidentes de trabalho dependem diretamente do tipo de atividade exercida, do ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas utilizadas. É importante também estar atento com as seguintes recomendações:

· Faça com que o seu local de trabalho seja confortável;
· Tenha cuidado e siga todas as regras de segurança na realização das atividades;
· Organize seu local de trabalho, não deixe objetos fora dos seus lugares ou mal arrumados. Se tudo estiver no seu lugar, não precisa de improvisação e isso reduzirá os acidentes;
· Saiba quais os riscos e cuidados que se deve ter ao desenvolver suas atividades e quais as formas de proteção para reduzir esses riscos;
· Participe dos Diálogos de Segurança, treinamento, SIPAT, campanhas, POCKETS e outros.

Neste sábado, DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO, se você estiver com sua família, passeando, estudando e principalmente trabalhando, lembre-se da importância da segurança no trabalho e da gravidade que o problema dos acidentes de trabalho representa para a sociedade e para cada vítima, lembre-se que a atitude de prevenção deve ser diária, pois ninguém quer virar estatística.

Fonte: OIT/MTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário